Veja aqui o MAPA
com a localização
da sede do Recriar
  • Linhas de Ônibus
Galeria de Fotos
  Seja um Contribuinte
  Clique aqui e preencha
o formulário
  A Verdadeira Beleza  
 

RECRIAR e CENTI

A RECRIAR – Família e Adoção é uma organização que busca promover a Garantia dos Direitos de crianças e adolescentes em situação de sistema de acolhimento “abrigo” à Convivência Familiar e Comunitária, conforme o que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (art. IV).

O CENTI - Comunidade Cristã de Teoterapia Integral (tratamento integral de Deus para o ser humano) trabalha com a Teoterapia, que é a aplicação prática do amor de Deus. É um estilo de vida, que traz saúde integral ao ser como um todo. Esta prática leva tempo para se adotar, já que precisamos ser “desprogramados” dos velhos paradigmas, isto é, hábitos ou maneiras de ser e pensar negativos e pessimistas, renovando-nos ao aceitar os princípios eternos de vida contidos no Manual de Vida.

Já conhecedora do ótimo trabalho e resultados junto às famílias de Curitiba, desde o seu início, a presidente da Recriar - Família e Adoção convidou em 2007, os atuais missionários e diretores do CENTI para a formação de uma parceria com a Recriar com a finalidade de auxiliar no projeto do Apadrinhamento Afetivo, através de palestras de incentivo na preparação dos interessados à padrinhos e madrinhas. Estas palestras, com base na Teoterapia Integral, tem contribuído para o fortalecimento das famílias candidatas, em seus valores mais profundos – amor, respeito, atenção, ajuda, cooperação e afeto.

Em 2009, os missionários da Comunidade Cristã de Teoterapia Integral, começaram a participar do trabalho do Centro de Apoio à Convivência Familiar e Comunitária – Um Lugar Amigo, orientando e auxiliando os adolescentes e jovens no processo de auto-conhecimento e fortalecimento dos valores espirituais.

O que é o projeto A Verdadeira Beleza

A parceria da Recriar com o CENTI com oprojeto A Verdadeira Beleza vai permitir que as adolescentes do sexo feminino que estão em situação de sistema de acolhimento “República” acolhimento institucional, passem a ter outras referências de vida, de educação, de respeito, de amor a Deus e a si próprias, e na qual ao se aprender sobre uma harmonia espiritual, psicológica e física orientada pelo Espírito Santo, esta refletirá em sua personalidade através de um equilíbrio psicológico e físico e lhe servir de apoio, incentivo e até mesmo no auxilio em sua futura profissão.

Ao se trabalhar os temas pertinentes às inquietudes dessas adolescentes, ajudando-as a terem uma boa auto estima e a valorização do SER, permitiremos a elas ter um novo olhar, a oportunidade de se inserirem e de virem a conhecer e desenvolverem o seu papel na sociedade de mulher responsável, cidadã, cristã, mãe, esposa e com competência para ter uma carreira profissional.


Nossos objetivos

Levar resposta Teoterápica para saúde e restauração das adolescentes, e partindo dela para sua família e sociedade, além de Promover a Garantia de Direitos à Educação e a Convivência Comunitária de 30 adolescentes (do sexo feminino de 14 a 18 anos) em situação de sistema de acolhimento “República” acolhimento institucional na Cidade de Curitiba, no Estado do Paraná, inserindo uma nova modalidade de educação cristã, cultural e profissional que amplie as possibilidades de participação delas na sociedade.

 
Objetivos específicos

A) Consolidar laços cristãos que darão suporte emocional futuro a estas adolescentes após o seu desligamento e/ou 18 anos;
B) Estabelecer critérios e parâmetros para o desenvolvimento de ações que contemplem o superior interesse das adolescentes;
C) Sensibilizar a sociedade e a comunidade onde a entidade de acolhimento encontra-se inserida, para que contribua de maneira afetiva e não apenas financeiramente, ou com o suprimento de bens materiais e alimentação;
D) Conscientizar às jovens que a real beleza nasce do coração. Provérbios 15: 1;
E) Estimular e desafiar as adolescentes a cumprir metas em sua vida nas três áreas (espiritual, psíquica e física);
F) Desenvolver a necessidade de liderança feminina para que sejam mulheres integrais, que se valorize, se amem e respeitem;
G) Com o aprendizado de sua valorização, contribuímos para melhorar o comportamento das adolescentes nas Repúblicas nos abrigos;

  1. Preparar as adolescentes para a vivência em harmonia com o espírito, alma e corpo;
  2. Estreitar relações com  as repúblicas, seus diretores, educadores sociais e equipes técnicas;
  3. Acompanhar e orientar o processo junto aos responsáveis (diretor “a”, educadores sociais) das repúblicas as equipe técnicas dos abrigos, após o início do projeto.


Metas do projeto

Ao saber-se, através dos estudos e pesquisas, que crianças e adolescentes com referências claras e concretas tornam-se adultos conscientes e preparados para a vida, e, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - art. 19 e 92, par. I e II) que promulga a garantia do desenvolvimento afetivo, educacional e social de crianças e adolescentes, o projeto – A Verdadeira Beleza vem desenvolver medidas para que estas adolescentes abrigadas tenham oportunidades e condições de terem outras referências educacionais, cristãs, profissionais, culturais e sociais além das experiências já por eles vividas.

Através deste projeto se buscará abranger o “todo” de cada adolescente (corpo, alma e espírito). O CENTI em parceria com a Recriar formarão um grupo de amparo e de suporte para as dúvidas, necessidades e ansiedades, em que ao sensibilizarmos as integrantes do projeto das necessidades vitais dos seres humanos de amor, afeto, fé, esperança e da palavra de Deus, espera-se que estas passem a sentir-se mais seguras, protegidas e de criar laços de amor e de  “pertencimento”.

 

Curitiba, dezembro de 2010.

Equipe responsável Recriar:
Vera Lucia Barletta /Assistente Social - CRESS 2801
                                                  Regiane de Souza Ferreira /Psicóloga - CRP 08/11452

                         Responsável do CENTI:
Maria Del Pilar Candel Wong/Missionária


 
 
  PARCEIROS:  
     
Site Meter 
Recriar - Família e Adoção - recriarfamilia@gmail.com - Fone: 41 3264 4412
R. Carneiro Lobo, 35 casa fundos - Água Verde, Curitiba - PR - CEP: 80240-240