Veja aqui o MAPA
com a localização
da sede do Recriar
  • Linhas de Ônibus
Galeria de Fotos
  Seja um Contribuinte
  Clique aqui e preencha
o formulário
  Como adotar  
 

A única forma de adotar uma criança ou um adolescente é através de um processo próprio junto à Vara da Infância e da Juventude ou Fórum de sua cidade. Os documentos necessários estão listados no link documentos. Confira.

Além de documentos você irá precisar de um Pedido de Inscrição para Adoção. Veja o modelo, a seguir:

MODELO DE REQUERIMENTO PARA INSCRIÇÃO PARA HABILITAÇÃO À ADOÇÃO

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Vara da Infância e da Juventude e Adoção Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba

Eu, _______­­­­­­­­­_________________________________________, natural de _______________, estado civil _________, profissão ____________, portador da CI/RG n. _____________, e CPF n.________________; e ________________________________________________, natural de ________________, estado civil ____________, profissão ____________, portadora da CI/RG n. ___________ e CPF n. _____________, residentes e domiciliados  na Rua ____________________________________, n. ______, Bairro ___________, Cidade _____________________ CEP ______________, telefones (celular, residencial, comercial ou para recados – DDD) _______________________________________________________________­­_, e e-mail_______________________________________________ vêm, respeitosamente, perante Vossa Excelência, com fundamento no artigo 50, § 1º, da Lei n. 8.069 de 13.07.90, requerer a inscrição para habilitação como candidatos à adoção de uma criança em condições jurídicas de ser colocada em lar substituto.

 

Declaramos, desde já, que estamos cientes de que esta inscrição será automaticamente cancelada caso não nos manifestemos por escrito, no prazo de 01 (um) ano, a contar da data da sentença.

Nestes termos, pedem deferimento.



Curitiba,___ de __________ de 20__.


(assinatura da parte requerente com firma reconhecida)



Em Curitiba:

FÓRUM DA FAMÍLIA, DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE CURITIBA
Rua da Glória, 290, Centro Cívico – Curitiba/PR
Atendimento ao público das 12h00 às 18h00.

Reunião Informativa sobre Adoção:
A reunião informativa sobre adoção é obrigatória e constitui o primeiro passo para os interessados no processo de adoção.
 8º andar – toda quinta feira às 14h00 (não precisa agendar).

Núcleo Integrado de Apoio Psicossocial (Equipe Técnica):
7º andar – fones: 3210-3109 e 3210-3110

Cartórios das Varas da Infância:
6º andar – fones: 3210-3136, 3210-3129 e 3210-3130
Obs.: a entrega dos documentos para início do processo de habilitação deve ser feita no 3º Ofício Distribuidor. Após, será distribuído para 1ª ou 2ª Vara, a partir desta distribuição, demais acompanhamentos e documentos serão entregues nos respectivos Cartórios indicados.

Se for residente em outra cidade, informe-se do endereço da Vara da Infância e da Juventude para sua comarca ou o Fórum.

Para mais informações, veja o manual - Adoção Passo a Passo - produzido pela Associação dos Magistrados Brasileiros.





 
 
  PARCEIROS:  
     
Site Meter 
Recriar - Família e Adoção - recriar@onda.com.br - Fone: 41 3264 4412
R. Carneiro Lobo, 35 casa fundos - Água Verde, Curitiba - PR - CEP: 80240-240