caso não visualize o boletim, clique aqui

Editorial

É comum encontrarmos as palavras egoísmo, egocentrismo e individualismo nas descrições da humanidade dos dias atuais. Realmente sentimos os efeitos desses males no nosso viver diário. Conviver está exigindo cada dia mais paciência, mais compreensão, amor e renúncia, qualidades essas interpretadas muitas vezes, como sinal de fraqueza. Felizmente existem aqueles que acreditam na força dessa pretensa “fraqueza”. Alguns deles reconheceram a seriedade do trabalho e por isso foram arregimentados pela RECRIAR para juntos lutarem em prol de crianças e adolescentes privados do convívio familiar. O trabalho é silencioso e aparentemente pequeno, mas que se torna monumental quando a vida de uma criança é transformada através de sua inserção na vida familiar.

Durante esses 15 anos, a RECRIAR teve a oportunidade de levar alegria e momentos de descontração à crianças em instituições de abrigo; estimulou a comunidade a adotar mais crianças e adolescentes; quebrou tabus relacionados a essa prática; preparou dezenas de pais para receberem seus filhos do coração; incentivou e contribuiu com diversos estudos e trabalhos de pesquisas acadêmicas; colaborou com a formação de outros grupos de apoio à adoção; proporcionou espaço adequado para pais adotivos se encontrarem e trocarem idéias; orientou e aconselhou mães que queriam colocar seus filhos para adoção; levou as instituições de abrigo a reverem suas praticas educativas; colaborou com os órgãos governamentais responsáveis pela infância e juventude; desenvolveu um trabalho bastante significativo de apadrinhamento afetivo. Estas frentes de trabalho continuam sendo desenvolvidas, com ênfases diferentes em diferentes períodos, dependendo das necessidades e das possibilidades. 

A Recriar nasceu para crescer e produzir frutos, e os seus bons frutos são o testemunho de seus verdadeiros ideais. Parabenizo seus membros e principalmente a sua atual diretoria que tem desempenhado com humildade um grande trabalho, renunciando um pouco a si mesmos para demonstrarem que o amor ao próximo não é fraqueza, mas a única força capaz de tornar em realidade os sonhos de muitas crianças, e de transformar nossa sociedade.  





Por Lúcia Helena Milazzo Kossobudzki
co-fundadora da Recriar – Família e Adoção

 


A Recriar completa 15 anos!

Este ano a Recriar completa 15 anos! São quinze anos de muitas parcerias, fé, trabalho, disposição e amor ao próximo, sempre focando a busca da melhoria do destino de muitas crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente.

Para consagrarmos a nossa história, gostaríamos de contar com a presença de todos vocês, amigos, parceiros e colaboradores que em diversos momentos participaram conosco da caminhada da Recriar. Desde já se sintam convidados a participarem conosco desta festa!

Venha participar: A festa será no dia 13 de setembro, no Restaurante Madalosso. Celebraremos neste dia com um ‘Jantar de Premiação’ os 15 anos da Recriar! O evento é organizado voluntariamente pela empresa VAL Cerimonial e Eventos sob a responsabilidade de Marina Pranke e Valdirene Cioato. Além da presença de todos os amigos e do delicioso jantar típico italiano contaremos com muita música e dança. O convite estará à disposição dos parceiros e amigos a partir do início de agosto em nossa sede ou pelo telefone 3264-4412.


Recriar na luta contra abuso e exploração sexual infantil

Cumprindo o seu papel relevante na defesa dos direitos das crianças e adolescentes em nosso Estado, a Recriar tem participado da Comissão Estadual Interinstitucional de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes/CEDCA, desde 2004. Em 2011, nossa equipe técnica do Centro de Apoio – Um Lugar Amigo e do Apadrinhamento Afetivo, participou de seminários importantes organizados pela Fundação de Ação Social de Curitiba, pela Secretaria da Criança e Juventude do Paraná e pela OAB-PR. Os seminários tiveram como tema a mobilização da sociedade para proteção às crianças contra atos de violência e exploração sexual.

Na foto Regiane de Souza Ferreira, Psicóloga, que representou a Recriar em Curitiba e em Londrina.

Clique e conheça o projeto Centro de Apoio – Um Lugar Amigo
e o Projeto Apadrinhamento Afetivo







Lançamento do livro:
O Reino do Sorrir e Cantar

Nas Livrarias Curitiba do Shopping Estação no dia 07 de julho às 19h30, haverá o lançamento do livro O Reino do Sorrir e Cantar, um conto de José Mário Sechinelli, psicólogo voluntário da Recriar à 10 anos. O livro trabalha o Estado Democrático de Direito e contêm além de um quebra cabeça um roteiro de orientações a pais e leitores. Todos estão convidados para prestigiar o lançamento!



SONHOS... Uma vida projetada para o futuro

Este será o tema de uma linda celebração que faremos no dia 13 de agosto, como uma festa de formatura das adolescentes da República Madre Antonia que participaram do projeto A Verdadeira Beleza com duração de 5 meses. Este projeto é executado pela Comunidade Cristã de Teoterapia Integral – CENTI com o apoio da equipe técnica do Centro de Apoio - Um Lugar Amigo. O local do evento será o Salão Atos, no Parque Barigui, às 17h30. Logo encaminharemos o convite.

Clique e conheça o projeto A Verdadeira Beleza


Visitas à sede da Recriar

No mês de abril visitaram a sede da Recriar para conhecer os seus projetos: a amiga Alcidália Ribas do município de Palmas-PR, a assistente social Dircéia Borba Cordeiro de Antonina-PR e a psicóloga Jane de Budin Matos Ferreira de Piraquara-PR. Em maio quem veio nos visitar foi a drª Mônica Sakamori, promotora da 2ª Vara da Infância e Adolescência de Curitiba. Sejam sempre bem vindas!

Site novo no ar!

Quando você acessar o site www.projetorecriar.org.br vai ver que a aparência mudou. O novo site, elaborado pela agência Sintática Comunicação, apresenta atualizações de layout e conteúdo. O site foi reformulado para entrar em sintonia com a imagem atual da instituição, apresentando de forma clara a instituição e as suas realizações. Confira.

Venha participar:

Reuniões das “Rodas de conversas sobre Adoção”

- Dia: 09/07/11 Horário: 10h00
- Dia: 20/08/11 Horário: 10h00
Local: em nossa sede.

Oficinas de Esclarecimento do projeto de Apadrinhamento Afetivo

- Dia: 18/06/11 Horário: 09h00
- Dia: 30/07/11 Horário: 09h00
- Dia: 27/08/11 Horário: 09h00
Local: em nossa sede.




Conheça os projetos:



Apadrinhamento Afetivo

Por este projeto a Recriar quer propiciar às crianças que vivem sob acolhimento institucional, a criação de laços afetivos em outro ambiente familiar. Participe e ofereça a crianças e adolescentes a oportunidade de ter novos exemplos de participação familiar e de cidadania.
:: Saiba mais



Centro de Apoio à Convivência Familiar e Comunitária "Um Lugar Amigo"

A proposta deste projeto é proporcionar acompanhamento psicossocial e espiritual a adolescentes e jovens no município de Curitiba que vivem ou viveram no sistema de acolhimento, para contribuir na transição para a vida adulta, no planejamento de vida e na orientação profissional.
:: Saiba mais


 

 

Nosso endereço para contato é:
Rua Carneiro Lobo, 35 - Água Verde, Curitiba - PR, CEP: 80240-240
Telefone: (41) 3264 4412.
E-mail:: recriar@onda.com.br
www.projetorecriar.org.br

São parceiros da Recriar:


Layout desenvolvido por